Saiba Qual a Diferença Entre Servidor e Provedor de Internet. Confira!

Categoria: ,

Categorias

Redes Sociais

Veja Também...

Receba as últimas atualizações

Assine nossa newsletter semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

servidor e provedor de internet

Quando você está colocando seu negócio online, muitas vezes você descobrirá que precisa lidar com duas empresas diferentes, uma é uma empresa de hospedagem e a outra é o Provedor de Serviços de Internet.

Há um pouco de confusão entre os dois, porque às vezes há sobreposição em termos dos serviços que ambos oferecem. No entanto, eles são tipos de negócios diferentes, e ter sua empresa online exige que você interaja com ambos na maioria dos casos.

O que é uma empresa de hospedagem?

Por trás de quase todos os sites que você já visitou, há uma empresa de hospedagem. É isso que eles fazem, eles hospedam sites e, embora seja tecnicamente possível fazer isso sozinho, para a maioria das empresas (especialmente empresas menores), às vezes não vale a pena fazer isso internamente.

Uma empresa de hospedagem fornece o que é conhecido como ‘servidor’, uma caixa que fica em um data center em algum lugar e através da qual seu site é entregue quando alguém o visita.

Eles criam efetivamente o link entre os dados brutos do seu site e o cliente, onde quer que estejam no mundo.

Obviamente, esse servidor é crítico, se houver uma falha ou interrupção, ninguém poderá acessar seu site e, se você vender produtos por meio de seu site, isso significa que por um período de tempo sua empresa não poderá vender para o consumidor.

Também é uma má aparência para sua empresa, os clientes não tendem a confiar em empresas que não têm sites confiáveis.

A razão pela qual as empresas de hospedagem são tão populares é que elas também oferecem serviços de suporte, incluindo manutenção de servidores, para que o tempo de atividade do seu site seja o mais confiável possível.

servidor e provedor de internet

Muitas empresas de hospedagem também oferecem suporte com a configuração de nomes de domínio, e algumas até oferecem SEO e outros suportes de marketing de baixo nível para ajudar a colocar seu site na frente do maior número possível de pessoas.

O que é um ISP?

ISP significa ‘Internet Service Provider’ e, em termos simples, os ISPs são as empresas que oferecem os serviços de acesso à Internet. Depois de se inscrever com um ISP, você provavelmente terá a opção de comprar o roteador/modem necessário por meio dele, ou ele pode ser oferecido como parte do seu plano quando você assinar um contrato.

Este roteador/modem é necessário para sua empresa se conectar à internet. A partir daí, você está conectado e pode começar a navegar na internet, utilizando a largura de banda (dados + velocidade) que seu provedor de internet oferece.

Como os ISPs estão bem no ponto de entrada para a Internet, eles também costumam oferecer aos clientes uma série de outros serviços. Um dos ‘complementos’ mais comuns são as linhas telefônicas e as soluções de comunicação.

O nbn substitui a infraestrutura de telecomunicações existente, o que significa que as pessoas não podem mais usar suas linhas telefônicas tradicionais depois que o nbn for instalado.

Os ISPs normalmente oferecem serviços que aproveitam a conexão com a Internet que eles fornecem. Para usuários residenciais, os ISPs também costumam oferecer pacotes de entretenimento que incluem canais de televisão por assinatura e esportes.

Então… qual é a diferença?

Para simplificar, os ISPs fornecem acesso à Internet, enquanto as empresas de hospedagem fornecem acesso aos sites que hospedam em seus servidores. No entanto, há sobreposição e é importante entender por que essa sobreposição acontece e como ela se desenrola.

Como parte dos serviços que os ISPs oferecem, a hospedagem de sites é comum. Os ISPs estão familiarizados com os meandros da Internet e executam muitos servidores, por isso é uma extensão natural também oferecer serviços de hospedagem de sites.

Se você tiver necessidades de hospedagem particularmente complexas, por exemplo, você está administrando um meio de comunicação de notícias que depende muito de vídeo e recebe muito tráfego, ou você está executando uma movimentada loja de comércio eletrônico, então os serviços de hospedagem que um ISP oferece podem ser inadequados. 

De um modo geral, os ISPs não oferecem grandes quantidades de dados para hospedagem, portanto, se você receber muito tráfego, descobrirá que o tráfego excede o plano de hospedagem em que você está, o que significa que será colocado offline.

servidor e provedor de internet

No entanto, se suas necessidades de hospedagem forem mais modestas, um ISP pode ser o melhor caminho a seguir. A razão é simples: serviços de hospedagem na web mais baratos tendem a ser suportados por publicidade, e você não tem como controlar o conteúdo dessa publicidade.

Você pode acabar apresentando a seus clientes conteúdo censurável ou até mesmo anúncios para seus concorrentes!

Você precisa de um provedor de Internet. Simplesmente não há outra maneira de acessar a internet. No entanto, sua empresa pode ou não precisar de uma empresa de hospedagem. Faça as seguintes perguntas com base na hospedagem na web que seu ISP oferece: Há espaço para meu site crescer? Que tipo de uptime me foi prometido? Os dados do meu site estarão seguros? Qual é a natureza e o design do meu site?

Se o serviço de hospedagem do seu ISP for suficiente para responder a cada um desses aspectos positivos, sua empresa provavelmente ainda não precisa de uma empresa de hospedagem.

Tanto o serviço de hospedagem e o serviço de provedor de internet, é de extrema importância para o seu negócio. Procure uma empresa qualificada para fazer esse tipo de trabalho para você não tem problemas futuros com o seu site. 

 

fale conosco
Me ligue!